Heimtextil revela tendências em Guimarães

11-09-2017

A cidade-berço serve, uma vez mais, de anfitriã para a apresentação das tendências de têxteis-lar para 2017/2018 da Heimtextil, organizada pela Messe Frankfurt. "Exploration" é o tema agregador das tendências da feira alemã, que serão reveladas na íntegra no dia 8 de setembro.

Apenas dois dias depois da primeira apresentação em Frankfurt, as tendências da Heimtextil "viajam" até Portugal, mais concretamente até à cidade de Guimarães, para dar a conhecer às empresas portuguesas os temas, os materiais, as cores e as inovações que vão marcar os têxteis-lar em 2017/2018. Anne Marie Commandeur, diretora criativa do Stijlinstituut Amsterdam e membro da Mesa de Tendências da Heimtextil, estará no Centro Cultural de Vila Flor, no dia 14 de setembro, a partir das 10h para fazer a apresentação.

As tendências da Heimtextil resultam da discussão de criativos de França, Japão, Holanda, Reino Unido, Alemanha e EUA, absorvendo influências de diversas áreas, dos têxteis à arte, passando pela moda e a arquitetura. «A nossa Mesa de Tendências, com os seus participantes internacionais, é um lugar onde a criatividade e uma grande variedade de aspetos culturais se encontram. Isso resulta em algumas visões muito entusiasmantes para o design de amanhã», indica Olaf Schmidt, vice-presidente de têxteis e tecnologias têxteis da Messe Frankfurt.

O tema geral, "Exploration", pretende revigorar a curiosidade científica e o espírito de descoberta. Para isso, a Mesa de Tendências selecionou uma variedade de materiais e texturas inovadores, assim como novos padrões para inspirar os designers.

Guimarães, de onde são oriundas grande parte das empresas portuguesas de têxteis-lar que estarão na feira alemã, tornou-se na anfitriã por excelência do evento, contando este ano com o apoio da Divisão de Desenvolvimento Económico da Câmara Municipal. «Esta iniciativa resulta do esforço de promoção do tecido empresarial e cultural vimaranense desenvolvido por Guimarães Marca. Lançado em março, promovido pela Câmara Municipal de Guimarães e dinamizado pela Divisão de Desenvolvimento Económico do Município, o projeto pretende congregar sinergias promovendo o selo "Guimarães Marca" internacionalmente», indica um comunicado publicado pelo website da autarquia, que adianta ainda que a iniciativa Guimarães Marca estará presente na próxima edição da Heimtextil.

O projeto juntar-se-á, assim, a «mais de 80 expositores portugueses», segundo a estimativa da Messe Frankfurt, que estarão de 10 a 13 de janeiro a mostrar as suas novas coleções de têxteis-lar.